Cultura, Eu vi na net, Gifs, Natureza é bela, Tecnologia

Reações Químicas – Quase uma Magia !!

Antes de mais nada esse processos podem liberar vapores tóxicos, respingos e outras coisas.  Portanto deve ser feito por pessoas que conheçam as normas de segurança e em um local próprio para a experiencia.

 

O Ácido Sulfúrico com Açúcar

acido sulfurico

 

O ácido sulfúrico concentrado é capaz de desidratar o açúcar, isso é, ele consegue retirar água da molécula de açúcar (sacarose) sobrando apenas o carvão (carbono). Esta em processo acelerado na imagem.

Sangue e a Agua Oxigenada

 

agua oxigenada

 

Embora a maioria das pessoas a use como um antisséptico, a verdade é que ela não é um antisséptico tão bom assim. A razão da água oxigenada formar aquela espuma é pelo fato de o sangue células conterem uma enzima chamada catalase. Como um corte ou um arranhão contem sangue e células danificadas, existe grande quantidade de catalase ao redor dessa região. Quando a catalase entra em contato com o peróxido de hidrogênio, acaba transformando esse peróxido de hidrogênio  em água  e gás oxigênio .

 

Mistura Alumínio e Iodo

 

aluminio e iodo

 

Isso produzirá uma bonita fumaça roxa de vapor de iodo, bem como calor e luz.
Outras misturas terão outras cores :
Misturar iodo com água = castanho
Misturar iodo com tolueno = vermelho
Misturar iodo com acetona = marrom escuro
Para a mudança de cor é a própria molécula de iodo que absorve luz visível e apresenta uma coloração que pode ser violeta, vermelha, marrom, dependendo da concentração e do tipo de solvente em que ela esta.

 

Substâncias Hidrofóbicas com Agua

 

hidrofobicas

 

Algumas substâncias são tão hidrofóbicas que formam esferas perfeitas de água.

 

areia  hidrofobica

 

As substâncias hidrofóbicas (do grego, hidro = água, phobos = medo) possuem aversão à água. elas são insolúveis em água. As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de água, dessa forma não interagem.

 

Aprenda a fazer esta areia aqui no vídeo.

 

Reação Belousov-Zhabotinsky

 

Belousov-Zhabotinsky

 

O descobrimento do fenômeno é creditado a Boris Belousov, quem se deu conta na década de 50 (os dados mudam dependendo da fonte mas contidos num intervalo de 1951 a 1958), que em uma mescla de bromato de potássio, sulfato de cério (IV), ácido malônico e ácido cítrico, a concentração dos íons Ce(IV) e Ce(III) oscilava, notando-se isto mediante a oscilação de cor da reação de uma cor amarelo a incolor. Isto é devido a que os íons de Ce (IV) são reduzidos pelo ácido malônico a Ce(III), que são oxidados de novo a Ce(IV) pelos íons de bromo (V).
Belousov fez duas tentativas de publicar sua descoberta, mas foi rejeitado ao não ser capaz de explicar seus resultados de forma que satisfizessem os editores das revistas nas que o apresentou. Seu trabalho foi publicado finalmente em uma revista menos respeitável.1
Mais tarde, em 1961, um estudante chamado A. M. Zhabotinsky redescobriu a sequencia desta reação2 , ainda que os resultados de seu trabalho não tenham sido amplamente disseminados, e ele não era conhecido até uma conferência em Praga em 1968.

 

Combustão de Dicromato de Amônio

 

dicromato de amonio

 

Nesse experimento você observará a decomposição do dicromato de amônio, um pó alaranjado, que ao se decompor em nitrogênio, vapor d’água e ions dicromato, se torna verde e aumenta o volume incrivelmente.
Pode ser usado em feiras de ciências como Vulcão.

 

Estanho Branco Virando Estanho Cinza

 

Estanho branco

 

 

Quando a temperatura cai para menos de 13 graus Celsius, o estanho branco (conhecido como estanho beta) torna-se uma versão mais frágil (chamado estanho cinzento ou alfa).

 

Gálio Derrete Muito Fácil

 

Galio

 

Gálio, o metal que é capaz de literalmente derreter nas mãos. Este metal prateado tem um ponto de fusão de cerca de 29 graus Celsius. É utilizado para a fabricação de ligas com pontos de fusão baixos, bem como na eletrônica.

 

 

Gelo Seco e Agua

 

Gelo seco

 

Na verdade o gelo seco é Dióxido de carbono CO2 em forma solida…
Produzindo “o gelo seco enevoar” para efeitos especiais. Quando o gelo seco é posto em contato com a água, o dióxido de carbono em uma mistura do gás frio do dióxido de carbono e do ar úmido frio. Isto causa a condensação e a formação da névoa; usado na máquina da névoa. O efeito da névoa pela mistura do gelo seco com água, é dado forma melhor quando a água está morna, melhor que fria.

 

Hexafluoreto de Enxofre

 

Hexafluoreto de enxofre

 

Ao ser inalado, ele torna a voz mais grossa, efeito contrário ao do gás hélio. Isso ocorre porque é um gás 5 vezes mais denso que o ar, o que reduz a frequência das ondas sonoras. Além disso é usado na experiencia da água invisível, na qual se enche um aquário com Hexafluoreto de Enxofre e se coloca um barco feito de alumínio, como ele está cheio de ar ele flutua como se estivesse sobre a água. Não é um gás tóxico, no entanto por ser mais denso que o ar, em ambientes fechados e de pouco espaço, expulsa o oxigênio, causando asfixia.

 

Lâmpada Queimando Câmera Lenta

 

lampada

 

Você provavelmente já viu isso, mas acontece muito rápido. Isto é o que está realmente acontecendo em câmera lenta.
Uma lâmpada incandescente comum consiste em um bulbo de vidro preenchido com gás argônio e um filamento do metal tungstênio, que, percorrido pela corrente elétrica, se aquece e emite luz. Chega um momento em que o filamento está fino demais em algum de seus trechos, o que aumenta tremendamente sua resistência elétrica. Ao acender a lâmpada, a passagem de corrente o aquece tanto,
de forma quase instantânea, que provoca a rápida sublimação desse trecho. A mancha escura que vemos em um bulbo de lâmpada “queimada” é, portanto, formada por minúsculos cristais de tungstênio.

 

Queima do Lítio em Câmera Lenta

 

litio

 

Quando ele queima parece um coral ou como alguns dizem uma couve-flor.

 

Quando o Mercúrio e o Alumínio Entram em Contato

 

mercurio aluminio

 

A superfície do alumínio possui uma barreira invisível que o protege da corrosão, ela se forma tão rápido, que mesmo fundido o alumínio permanece inerte. Essa barreira pode ser quebrada entrando em contato com o mercúrio, que infiltra-se no metal, permitindo que a “ferrugem” continue. Além disso, o mercúrio impede que uma nova camada de proteção se forme.

 

Nitinol

 

Nitinol

 

O nitinol exibe duas propriedades únicas que são relacionadas: efeito térmico de memória e super elasticidade. O efeito térmico de memória é a capacidade do nitinol de sofrer deformação em certa temperatura, e então recuperar sua forma original após ser aquecido acima de sua “temperatura de transformação”. A super elasticidade é um efeito que acontece em um intervalo de temperaturas mais estrito, logo acima da temperatura de transformação. Neste caso, não é necessário aquecimento para causar a recuperação da forma original, e o material exibe enorme elasticidade, cerca de 10-30 vezes a de um metal comum.

 

Mistura de Peróxido de Hidrogênio com Iodeto de Potássio

 

peroxido hidrogenio iodeto

 

O experimento a seguir se chama ”Pasta de dente de elefante”. Tal experimento consiste na produção instantânea de uma espuma a partir da reação da água oxigenada (peróxido de hidrogênio) com iodeto de potássio. O vídeo mostra uma reação de decomposição da Água Oxigenada(H2O2) 120 volumes acelerada por um catalizador, o Iodeto de Potássio. Mistura-se detergente a água oxigenada. Quando o catalizador é acrescentado, o oxigênio liberado forma espuma que sai do recipiente com uma velocidade grande, parecendo pasta de dente quando sai do tubo.
As soluções de peróxido de hidrogênio são instáveis, apresentando uma decomposição lenta à temperatura ambiente, com formação de água e oxigênio.

 

Tiocianato de Mercúrio

 

Tiocianato de mercurio

 

Tiocianato de mercúrio é um composto químico. Já foi usado em pirotecnia devido à serpente de faraó, a cinza em forma de serpente que é gerada quando uma bolinha do material, geralmente com um pouco de algum açúcar (como glicose) adicionado como combustível complementar, é inflamada. Isto, porém, é perigoso porque produz vapores de mercúrio tóxicos.É conhecida também como reação demoníaca.

 

Veneno de Cobra

 

veneno de cobra

 

As hemotoxinas agem de duas formas diferentes. Na primeira, atacam as células vermelhas do sangue e acabam destruindo também as veias. Assim, a vítima morre de hemorragias internas e externas. Um veneno que possui essas propriedades é o da jararaca. Outro tipo de ação das hemotoxinas é precipitar a coagulação do sangue, de modo que o líquido não consiga passar pelas veias e artérias, ocasionando a parada do fluxo sangüíneo. Uma serpente cuja toxina causa esse tipo de efeito é a víbora-do-gabão, da África.

Cantinho Mistico, Gifs

Sereias

 

 

As Sereias são as mulheres-pássaros segundo as fontes gregas, e as mulheres-peixes segundo as fontes nórdicas, que simbolizam principalmente os perigos do oceano e a morte no mar.

Narrações posteriores tornaram-nas mulheres jovens vivendo no mar, sem a conformação de peixe (é o caso da “Siren” inglesa, diferente da “Mermaid”, que tem cauda de peixe), como as Mulheres do mar das lendas bretãs, que são uma espécie de fadas marinhas.

Para a mitologia grega, elas viviam em uma ilha do Ponnant, perto da ilha da feiticeira Circe; mas o cadáver de uma delas, Partênope, foi encontrado na Campânia e deu seu nome à cidade que hoje se chama Nápoles (antes, Partênope).

Na antiguidade, as sereias eram também invocadas no momento da morte, por isso, muitas estátuas que as representavam eram encontradas nos sepulcros.

Deve-se acrescentar que se acreditava realmente na existência das sereias, sendo conhecidas várias histórias de sereias vivas.

 

 

A obra literária mais antiga que existe sobre elas se encontra na “Odisséia” de Homero, escrita no ano 850 a. C., na qual o herói, Ulisses, alertado pela feiticeira Circe, não cai prisioneiro de seus encantos, ao passar próximo da ilha onde habitam, tapando os ouvidos dos marinheiros e fazendo-se atar no mastro do navio. Desde então, as sereias passaram a ser um símbolo mitológico das artes da sedução e da atração feminina.

Segundo essas crenças, as sereias não só seduzem os homens para dar-lhes a morte, mas a sua aparição também era anúncio de tempestades e desastres. O historiador romano Luciano (Século II d. C.) já se referia a uma extraordinária figura pisciforme como deidades oceânicas.

Segundo algumas crônicas, no ano 558, uns pescadores de Belfast Lough (Irlanda do Norte), ouviram o canto de uma sereia e foram pescá-la com suas redes.

Conseguiram resgatar uma sereia que se chamava Liban, filha de Eochaidh, na praia de Ollarbha, na rede de Beon, filho de Inli. A colocaram num aquário, do mesmo modo que um peixe e ali ela permaneceu por durante 300 anos.

Durante esse tempo, desejou ardentemente por sua liberdade. Uns monges piedosos resolveram libertá-la, mas antes a batizaram segundo o rito cristão, dando-lhe o nome de Murgen, que significa “nascida no mar”. Depois desejou a morte para salvar sua alma.

Desde do dia que morreu ficou conhecida como a Santa Murgen, aparecendo com essa denominação em certos almanaques antigos e no santoral irlandês, sendo atribuídos à ela vários milagres.

Você já tinha ouvido falar numa sereia santa? Pois não é freqüente essa simbiose entre o paganismo e o cristianismo.

Em algumas descrições célticas antigas, as sereias tinham um tamanho monstruoso, apresentando quase dezoito metros de altura. Essas medições foram possíveis porque elas penetravam pelos rios e podiam ser encontradas em lagos de água doce.

 

 

Muitos acreditam que as sereias são seres que nunca encarnaram e atuam como seres encantados como os elementais.

São seres naturais regidas na Umbanda por Yemanjã e Oxum. Na astrologia  são regidas pela Lua!

Elas tem o poder da limpeza, da purificação e descarga de energias negativas.
Elas não falam, apenas emitem um canto, que nada mais é que a sonorização de um poderoso mantra aquático diluidor de energias negativas acumulados em nossos centros de energia ou nossos campos vibratórios.
Elas estão diretamente relacionada com a água, lugar em nós que representa os sentimentos e as emoções.
Os antigos poetas diziam que as canções das sereia eram ouvidas no vento oeste e que suas vidas eram consagradas ao embelezamento da Terra!

 

Recebi por e-mail  este texto e fui dar uma olhada e vi esta descrição abaixo da historia.
Segundo a wikipédia

 

 

Sereia (do grego antigo: Σειρῆνας) é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe (ou pássaro, segundo vários escritores e poetas antigos). É provável que o mito tenha tido origem em relatos da existência de animais com características próximas daquela que, mais tarde foram classificados comosirénios.

Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, tal como as harpias, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisséia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.

Na Grécia Antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Se assemelham às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única.

Algumas das sereias citadas na literatura clássica são:

  • Pisinoe (Controladora de Mentes),
  • Thelxiepia (Cantora que Enfeitiça),
  • Ligeia (Doce Sonoridade),
  • Aglaope,
  • Leucosia,
  • Parténope.

Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.

Em 1917, Franz Kafka escreveu o seguinte no conto O silêncio das sereias:

As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio.

 

 

 

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...