Artesanato, Costura, Idéias a Fazer, Reciclagem

Reforma do meu sofá …

Hoje vou contar minha aventura de estofadora de sofá.

Começou quando decidi reformar meu sofá que já tava com 20 anos de labuta, muito senta e levanta, muita baba de quem dormia nele e outras coisas. Ai pensei : Esta na hora de mudar o tecido, não tava dando mais capa, o tecido de baixo já estava apodrecendo e a espuma junto. Em muitas partes já sentíamos a madeira na bunda, e já estava bem desconfortável.

Fui procurar um estofador e ele teve a coragem de me cobrar 3.000 e poucos reais para a reforma e não era para ficar do jeito que eu queria, isso era o modo mais econômico que achei para chegar neste preço.  :[

Fomos procurar um novo e também não achamos nada em conta, quer dizer até achamos uns muito lindos mas estruturalmente pareciam descartáveis, até porque este era da avó do meu marido e ele brincou muito em cima e é um sofá de 4 lugares que hoje não se acha mais e quando acha é os olhos da cara e outros juntos. E é um bom sofá, aguenta 5 pessoas bem em cima e não enverga …

Bem então pensei : Porque eu não faço isso, será tão difícil assim ???

Comecei a vasculhar na internet o que eu poderia fazer e vi vários vídeos.

Agora era a hora do material o que eu vou precisar comprar e quanto vou gastar.  Bem descobri que não é só pano e tecido que precisaria. Você tem que colocar os estirantes por baixo que seguram a espuma e dá sustentação e firmeza na hora de sentar. Os que tinham já estavam podres. Tive que mudar todos.

Fui numa loja especializada em produtos de estofador e comprei os estirantes. O senhor que me atendeu me achou meia louca porque ele me perguntava quanto ia querer e eu nem tinha ideia,  ele ria e eu junto. Ai comecei a pedir mais ou menos isso, mais ou menos aquilo e fui indo. Se acabace voltaria e compraria mais. Nesta loja acabei comprando os estirantes, foram mais ou menos 20 metros, só que eles são um tipo de elástico e esticam bastante. O que tinha no sofá era pedaços de sobra de tecido bem antigo que já estavam podres e por isso que sentíamos a madeira. Comprei napa também para alguns acabamentos de dentro para depois fechar com acrilon por cima e o tecido.

Agora faltava a espuma, esta foi mais fácil de comprar pq tinha mais ou menos a ideia de quanto ia gastar. Só levava nas costas do sofá e laterais, como nas poltronas eram iguais. Compramos uma espuma de uma resistência melhor e mais alta. Que acho que vai durar bem mais do que o rapaz me cobrou e ia colocar. Então aproveitei e comprei logo o acrilon e ele me entregou em tudo em casa. Nesta loja me lembro que gastei em torno de 200 reais.

Agora era a pior parte, comprar o tecido do estofamento. A pior parte pq você vê tantos tecidos uns mais lindos que os outros. Uns mais caros que outros que você fica doida até chegar em um acordo com a família em qual colocar. Comprei este que coloquei numa loja no centro aqui do Rio. Ele custou 19 reais o metro, não era uns dos mais caros e também não era uns do mais baratos. E pagando a vista a moça ainda me deu 10% de desconto. Comprei cerca de 22 metros, no final sobrou uns 2 metros, mas fiquei com medo dele não da e depois não achar mais.

Outra coisa que compramos foi um grampeador de estofador a ar, pq na mão não dá mesmo. Ele foi uns 100 reais.

Agora quando estava com todo o material era a hora de começar o trabalho. A desmontagem foi a pior parte até porque eu queria ver como ia fazer ele desmontando aos poucos e vendo como foi feito.

 

desmontagem1

 

Fui tirando várias fotos de etapa por etapa para ver como montaria novamente. Outra coisa é aproveitar o pano que sai para já ter uma noção do molde na hora do corte.

 

desmontagem2

 

 

desmontagem3

 

 

Na imagem 6 vc pode notar que tem lã de carneiro [acho que é este nome, é bem antiga] eu troquei por acrilon.

 

desmontagem4

 

No final [8] ficou assim no osso. O fundo ainda não tinha tirado, mas depenei ele todo. Já que ia fazer quis fazer tudo novinho.

 

desmontagem sofa

 

As poltronas ficaram iguais ao sofá peladinhas. Outra coisa que tive que fazer foi comprar uma espuma bem mais grossa para colocar nos braços. Quando desmontei elas eram feitas com palha, estavam terríveis  coloquei a espuma no lugar e com uma faca fui modelando para ficarem arredondadas.

Na foto de baixo ele já esta com a espuma que coloquei. Agora desta fase em diante eu não tirei mais foto. Fiquei tão empolgada que esqueci quando lembrei já estava pronto.

Mas se vocês tiverem tempo e paciência dá para fazer numa boa. É cansativo é sim mas em 4 dias vc faz o processo todo. O mais cansativo é desmontar. depois de desmontado o resto é fácil.

Eu gastei em torno de 1000 reais para fazer o sofá e as 2 poltronas. Bem mais barato que o rapaz me cobrou e provavelmente não ia ficar no meu gosto.

Me dizem se gostaram e se acha que eu tenho futuro como estofadora !!!!  kkkkkkkkkkk

 

sofapronto

Beijos

Cultura, Livros, Notícias, Reciclagem

Livraria Ecologica

Uma boa dica para quem tem muitos livros em casa e não sabe o que fazer com eles.

Descobri ligando para uma biblioteca aqui perto de casa e eles me indicaram eles para a doação.

E o melhor é que eles pegam os livros na sua casa, sem custo nenhum para você. E ainda ajudamos na preservação da natureza.

Não jogue os livros no lixo doem para quem precisa !!

A Livraria Ecológica também tem como objetivo preparar jovens para o campo de trabalho do ramo de livros, ou seja, formação de livreiros .Estes jovens serão treinados e encaminhados para livraria, editoras,papelarias e distribuidoras de livros.O aprendizado tem duração de seis meses.Neste período o aluno tem uma ajuda de  uma cesta básica a cada mês.
A Livraria Ecológica inaugurou no dia 19 de Novembro de 2011 no bairro da Vila do Pinheiro, a qual faz parte do Complexo da Maré. Desde então a Livraria esta sendo freqüentada por crianças, adolescente e adultos.Num período de 45 dias de funcionamento foram trocados 30.285 exemplares entre infantis, infanto juvenil, livros de dático  e literatura em geral.
A Livraria Ecológica tem como objetivo principal, tirar as crianças das ruas dando a elas como lazer o incentivo ao gosto pela leitura.

Avenida canal 1, nº 85 – Vila do Pinheiro Maré Cep.: 21042-020
Não pode trazer?? Vamos buscar onde o livro estiver
ligue.
6926-6184 (Démezio)
7383-3613 / 8549-2809 / 6902-9121 (Aroldo)
Sistema de troca para adquirir os livros na loja :
1 latinha = 1 livro

1 garrafa pet = 1 livro
1 litro de óleo de cozinha usado =5 livros
10 sacolas plásticas = 1 livro
Artesanato, Design, Reciclagem

Quer gastar pouco na reforma ???

Piso feito de papel

 

Achei este pap e adorei. Com pouco dinheiro e criatividade dá para fazer tudo ou quase.

Está em inglês mas o pai google sempre ajuda. Mas a idéia e criatividade foi ótima alem de ficar super parecido com pedra natural.

Deem uma olhada e divirtam-se.

 

Uns dos primeiros passos é limpar o local que você vai aplicar o piso, se for necessário tem que tirar o piso velho se precisar.

E uma dica dela é deixar os sacos já rasgados e local acessível. Não esqueça que você vai trabalhar com cola e se deixar cair em cima já era.

Ela diz que para quem gosta pode colocar textura no papel tipo amassando uns e deixando outros lisos. Outra coisa e deixar os retos para os cantos da parede para depois não precisar arrematar muito como ter que cortar na hora.

O processo é o mesmo de decoupagem, aplica cola a base de polímeros e vá colocando os papeis e repassando a cola por cima novamente.

Repita isso até terminar todo o piso.

Esta cola vocês devem achar em lojas de materiais de construção e marcenarias [só tome cuidado que tem certas colas exalam muito cheiro e são tóxicas, use mascara e deixe aberto o local] . Eu no final passaria uma boa demão de resina acrílica para ficar mais fácil de limpar e ela ainda pode pegar umidade.

Veja aqui o pap

Artesanato, Eu vi na net, Reciclagem

Telha de Pet

Achei um telhado feito com garrafas pets para se colocar em estufas no jardim. Mas acho que podemos ter outras serventias para eles no caso de não ter muito sol, porque acho que devem esquentar muito. Mas tipo: cobrir uma área pequena numa casa fica bem legal, mas  seria melhor se fosse num lugar arejado para o ar poder circular e não esquentar tanto como uma estufa … :]

 

Veja como fazer aqui neste link

http://afadadanatureza.blogspot.com.br/2010/07/faca-voce-mesmo-telhado-de-garrafas-pet.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...